Os mapas conceituais, desenvolvidos na década de 1970, servem para representar o conhecimento de forma gráfica, mostrando um conjunto de ideias e as relações entre elas. Esse recurso ajuda a compreensão e a retenção das informações, contribuindo para a chamada “aprendizagem significativa”.
Para saber mais, consulte o Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais, da Universidade de São Paulo (USP).
E para usar essa ferramenta em suas aulas, confira os tutorias e os aplicativos gratuitos disponíveis na web.

APLICATIVOS GRATUITOS
1. CmapTools
A ferramenta, gratuita, permite abrir caixas com as ideias soltas e depois criar os vínculos entre elas. Tem interação com internet.
2. Mindomo
Ferramenta gratuita. Cria apresentações automaticamente, a partir dos mapas que podem ser compartilhados em qualquer dispositivo. Permite trabalho offline.
3. MindMeister
Para usar esse app é preciso se registrar, mas o uso é gratuito. Existe uma versão mais completa, paga. Permite compartilhar o mapa ou exportá-lo. Funciona offline.
4. Mapa Mental
Oferece espaço ilimitado para os mapas, que se organizam, de forma manual, arrastando-se e soltando-se os ícones. Permite personalizar tanto a forma como o fundo e o estilo de texto. App gratuito, disponível para Android.
5. SimpleMind+Gratuito. Fácil de usar, com possibilidade de arrastar, reordenar e editar os assuntos diretamente nas páginas do mapa. Tem versão pega, com mais funcionalidades. Os documentos podem subir para a nuvem e ser acessados de diversos dispositivos pelo Dropbox.
6. MindMaple
Tem versão gratuita e paga. A interface é muito intuitiva e permite inserir notas, links, imagens em cada quadro.
7. MindBoard Classic
Permite que se escreva no teclado e com o dedo. Para evitar toques indesejados, tem detector da palma da mão. Oferece vários pincéis e cores e permite exportar os mapas em PDF.