Leia grátis o livro: Letramento Informacional

Oi leitores!
Disponível gratuitamente o livro “letramento informacional“. A ideia é compartilhar o conhecimento! A linguagem é acessível aos vários tipos de leitores. Utiliza-se um resumão “pontos importantes” ao final de cada capítulo para melhorar a compreensão do texto.
Capítulo 1
Apresenta breve retrospectiva da origem do termo letramento. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto.
Capítulo 2
Aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e
o uso da informação.
Capítulo 3
Trata das questões práticas da implementação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem
significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação.
Capítulo 4Analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior.
Capítulo 5Discute-se o papel dos “infoeducadores” e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas.
A obra não pretende esgotar todas as discussões sobre os processos de pesquisa, reflexão e letramento informacional na educação básica e no ensino superior, mas proporciona subsídios importantes para a compreensão da questão.
Boa leitura!
Postado por:  Em: Educação E Pedagogia

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